
Às vezes me pego pensando porque as pessoas insistem em trilhar pelo caminho mais cômodo, mais fácil, menos ousado.
O mundo anda tão COMUM, com uma mesmice tão medonha, que não me espanta das pessoas terem cada vez menos sonhos, e cada vez mais doenças...Não essa doença física, mas a doença da alma!
Assim também é no mundo da arte.
Não vejo mais tantos profissionais se arriscando. Os filmes, as peças, as novelas que se dizem "formadoras de opiniões" mantém sempre o mesmo formato. A mocinha magrinha com cara de princesa. O moço sarado com cara de príncipe, a vilã linda de morrer, mas malvada, e assim por diante.
Fico pensando, que mundo é esse que colocam todas as pessoas em uma fôrma, e aqueles que não fazem parte dela, tornam-se INEXISTENTES? Pessoas "fora do padrão" como gordos, muito magros, muito altos, anões, DV´s, DA´S, portadores da Síndrome de Down,etc, não vivem? Não amam? São excluídos da sociedade?
Será que estes autores não conhecem a realidade ?
Muitos dizem que a arte imita a vida, ou que a vida imita a arte, mas como é que estas pessoas as quais eu citei acima, poderão ver alguma saída para a sua baixa auto estima, se a maioria dos "veículos artísticos" insistem em reforçar que eles são parte esquecida dessa sociedade PADRONIZADA da "caixinha de farmácia"? E como é que ainda conseguem chamar esta forma de se fazer arte, de "ENTRETENIMENTO"?
O que vemos, especialmente na televisão são pessoas FABRICADAS e não autênticas.
É claro que existem aqueles como Manoel Carlos, Gloria Perez, entre outros autores que procuram desenvolver temas para auxiliar no desenvolvimento crítico da sociedade, pra chamar a atenção para estes tipos de dificuldades e preconceitos.... O problema é que as pessoas que representam essa parte da sociedade são aquelas, que por algum motivo ainda estão no PADRÃo, e não aquelas REAIS.
Vocês já se questionaram quantos artistas talentosos e excelentes existem no mundo que poderiam representar essa parte da sociedade e não chegam nem perto???
Já pararam pra pensar, como um(a) gordo(a) se sente ao ser representado por alguém que nem sabe o preconceito que sofre? Sim, porque pra grande parte da população mundial, TODO gordo é preguiçoso!
Mas como é que ele vai praticar uma atividade física, se nas academias,parques,clínicas de emagrecimento só existem pessoas malhadas,saradas se chamando de gorda? Alguém já viu algum gordinho (que não seja cara de pau) malhando??? Alguém já perguntou como ele se sente??
Este é apenas um exemplo de falta de reflexão e conhecimento. Muito julgam, mas pouco sabem!
Aplausos para aqueles que conseguirem vencer essa barreira.
Para aqueles que ainda sofrem, deixo minhas palavras de força e o desejo de que não se esqueçam de que VOCÊS podem muito mais do que imaginam!!!
Deixo essa reflexão pra vcs... Em breve, voltamos a conversar....
Sendo assim, prefiro acreditar em FADAS...
Até logo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário